219 458 670 / 219 446 417 | geral@jf-moscavideportela.pt

COMUNICADO | CENTRO DE VACINAÇÃO – MOSCAVIDE

Como é do conhecimento público a Direção Geral e o Ministério da Saúde, recomendam a toma da 4ª dose da vacina (2ª dose de reforço) de prevenção á COVID19, a pessoas mais velhas.

Este processo de vacinação generalizado tem sido fortemente apoiado pelas autarquias locais através da disponibilização de instalações para que a vacinação decorra de forma rápida e eficaz.

Assim e para que o processo decorra uma vez mais de forma rápida e sem constrangimentos a Câmara Municipal de Loures conjuntamente com as autoridades de saúde e em parceria com a Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, decidiu que esta 4ª fase da vacinação decorrerá no Pavilhão do Oriente em Moscavide.

Trata-se de uma opção racional tendo em conta que é na zona Oriental do Concelho que se concentra 70% da população residente e Moscavide apresenta a melhor rede de transportes e acessibilidades de todo o Concelho de Loures.

É também a freguesia de Moscavide e Portela que apresenta uma maior percentagem de população na faixa etária a que se dirige este processo de vacinação, assim, como também a zona Oriental do Concelho de Loures.

Com esta alteração, permite-se que os pavilhões desportivos de matriz escolar utilizados anteriormente como centros de vacinação, estejam livres para a missão para a qual foram construídos e pensados – atividade desportiva escolar – e não voltemos a retirar as nossas crianças e jovens o acesso aos mesmos.

De facto, assistimos a um constrangimento severo das atividades letivas durante o processo vacinal o que levou as entidades responsáveis a procurar alternativas válidas e que reduzissem os constrangimentos e limitações para as escolas sem por em causa a eficácia do processo de vacinação que nos deve mobilizar a todos, especialmente quando as notícias nos dizem que estamos a passar uma fase em que a vacinação volta a ser fundamental para salvar vidas, especialmente dos cidadãos com idade mais avançada.

A escolha pelo Pavilhão do Oriente, não estando isenta de impactos para as atividades ali desenvolvidas, parece-nos uma escolha muito acertada porque aproxima as pessoas que precisam ao local e torna Moscavide numa centralidade no processo vacinal.

Naturalmente que a implementação do Novo centro de Vacinação no Pavilhão do Oriente em Moscavide limitará as atividades normais daquele equipamento, mas estamos a desenvolver em conjunto com a Câmara Municipal de Loures os procedimentos necessários para encontrar alternativas por forma a que esta situação cause os menores impactos negativos possíveis.

É importante e fundamental que continuemos a seguir as regras de prevenção da COVID19, sendo a vacinação a arma mais eficaz para salvar pessoas e contamos com todos aqueles que preencham os requisitos cumpram a sua tarefa.

Importa ainda informar que a Câmara Municipal de Loures em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho de Loures, assegura o transporte para os cidadãos das restantes freguesias do Concelho, assim, como a vacinação para as pessoas acamadas será feita diretamente no domicílio.

Teremos todo o gosto em receber-vos no Pavilhão do Oriente em Moscavide.

Vacine-se. Salve Vidas.

Continuamos Juntos. Primeiro as Pessoas!

UMA FREGUESIA PARA AS PESSOAS | COM AS PESSOAS | DE PESSOAS