MENSAGEM À POPULAÇÃO – ESTADO DE CALAMIDADE | PRESIDENTE

Caras e Caros Moscavidenses e Portelenses,

Os últimos dados publicados pelas autoridades de saúde são claros: A luta contra a pandemia causada pela COVID19 não está concluída!

Apesar dos resultados positivos na primeira vaga, a Junta de Freguesia de Moscavide e Portela manteve a vigilância e a prudência, tentando garantir que o “desconfinamento” e o regresso à normalidade, não resultasse em comportamentos de risco e acima de tudo mantendo um conjunto de serviços disponíveis para todas as pessoas que manifestassem a necessidade de apoio em ações fundamentais.

Se em março antecipámos a necessidade de uma resposta rápida, ágil e eficaz para que o controlo do contágio fosse efetivo, especialmente entre os doentes de risco, hoje continuamos a perceber que o combate à pandemia é uma responsabilidade individual em que as instituições públicas têm um papel fundamental.
A NOSSA TAREFA, DE TODOS, NÃO ESTÁ TERMINADA!

Se a todos os cidadãos se pede que se protejam e protejam os que lhes estão próximos, às organizações pede-se que respondam às necessidades daqueles que neste momento ficam numa situação ainda mais frágil: Pela solidão e exclusão; pela incapacidade económica; pelo perigo para a saúde: pela incapacidade de autonomia para realizar tarefas simples.

Num momento em que por todo o Mundo e na Europa o contágio volta a crescer, voltamos a estar no sítio em que mais precisam de nós, pondo as pessoas em primeiro lugar.

É fundamental que não baixemos a guarda e continuemos enquanto comunidade a desempenhar o nosso papel, garantindo que as ações recomendadas – USO DE MÁSCARA; HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS; DISTANCIAMENTO FÍSICO – continuem a ser regras e as armas que estão ao nosso alcance para abrandar o ritmo de contágio.

Reconhecemos o cansaço. Reconhecemos os constrangimentos que estas regras nos causam. Reconhecemos que não é simples manter uma atitude positiva perante estas dificuldades. Mas é a nossa tarefa. É a nossa missão. É o momento em que demonstramos que nos preocupamos connosco e também com os outros.

PROTEGER É CUIDAR!

A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, à semelhança do que fez na primeira vaga da pandemia, ajustará os seus serviços e ações às necessidades das pessoas.

Manteremos totalmente disponíveis os serviços que consideramos essenciais para que as pessoas enfrentem esta situação da forma mais confortável possível e garantiremos a continuidade de uma estratégia de proteção dos mais frágeis.

A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela através dos seus canais de comunicação habituais, difundirá todas as informações que julgue adequadas e que permitam às pessoas tomar decisões e defender-se.

MANTEREMOS A TOTAL DISPONIBILIDADE DE IR ONDE FOR PRECISO, ESTAR ONDE FOR NECESSÁRIO, FAZER O QUE É IMPORTANTE. POR TODOS.

ESTE É UM TRABALHO DE TODOS.

Nós trabalhamos por todos.

PROTEJA-SE! CUMPRA AS REGRAS DA AUTORIDADE DE SAÚDE!!

Nós estamos aqui, por si, para si. Continuamos a ir JUNTOS!

O Presidente da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela | Ricardo Lima

Vamos Juntos. Primeiro as Pessoas!