219 458 670 / 219 446 417 | geral@jf-moscavideportela.pt

GIS – GABINETE DE INTERVENÇÃO SOCIAL | MOSCAVIDE E PORTELA

A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela tem vindo a realizar um esforço por disponibilizar às pessoas um conjunto de serviços que respondam a problemas muito concretos especialmente sentidos por segmentos da população com maior fragilidade económica, social ou física.

O GIS – Gabinete de Intervenção Social, espaço dedicado a concentrar um conjunto de valências e dar uma resposta integrada aos problemas das pessoas, em parceria com instituições ou organizações da freguesia.

🟢 De forma totalmente individualizada, gratuita e confidencial, o GIS – Gabinete de Intervenção Social permitirá o acesso ao Banco de Ajudas Técnicas, para pessoas com incapacidade e/ou idosos, incluindo as suas famílias ou cuidadores, na forma de obter quaisquer dispositivos, tais como: Cadeiras de Rodas; Andarilhos; Camas Articuladas, Canadianas entre outros artigos.

🟢 Também ao nível da ajuda ou apoio alimentar, temos no GIS – Gabinete de Intervenção Social uma Loja Social, com uma resposta adequada a cada uma das situações diagnosticadas, sempre com a descrição necessária para proteção dos seus utilizadores.

A Junta de Freguesia entende que as respostas e o nível das mesmas devem ser multifacetado e direcionar-se para um conjunto alargado de problemas, destacando-se também a temática social e profissional.

🟢 No GIS – Gabinete de Intervenção Social temos ainda a Lavandaria Social & Reformado. Um serviço que permite uma resposta eficaz aos cidadãos com maiores dificuldades e que é reconhecidamente uma mais-valia na oferta de respostas de cariz social.

🟢 Neste Gabinete temos ainda o Fundo de Emergência Social complementando outras medidas de ação social existentes, dinamizando assim uma resposta local de recursos que incida em situações de vulnerabilidade, de exclusão e emergência social, contrariando fenómenos de exclusão e precariedade social. Esta resposta não pretende substituir as competências de outras entidades, sendo uma resposta de caráter excecional para minimização/resolução de situações de risco iminente e, por consequência, com uma urgência interventiva de tal ordem, em que se revele inviável a ativação de outros recursos sociais existentes, em tempo útil.

O apoio financeiro excecional e temporário a atribuir, a agregados familiares em situação de emergência, destina-se a suprir as dificuldades encontradas para fazer face a despesas essenciais para o suporte básico de vida, tais como (refeição, géneros alimentícios, pagamentos água, eletricidade, gás, rendas habitacionais, medicamentos, deslocação a uma consulta médica ou outros, considerados de necessidade fundamental ao suporte de vida.

Este apoio excecional e temporário, tem como base a análise efetuada pelos Serviços de Saúde e Ação Social da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, acautelados todos os requisitos e condições.

✅ Lavandaria Social & Reformado

✅ Banco de Ajudas Técnicas

✅ Loja Social

✅ Fundo de Emergência Social

Estas são respostas que entendemos necessárias no quadro de uma Autarquia moderna, capaz de gerar as sinergias para respostas a novos problemas e novos desafios, focada numa visão em que todos os cidadãos devem ter uma possibilidade numa abordagem abrangente com preocupações sociais objetivas.

Continuamos Juntos. Primeiro as Pessoas!

UMA FREGUESIA PARA AS PESSOAS | COM AS PESSOAS | DE PESSOAS