Freguesia no Parlamento

Iniciámos no dia 17 de maio de 2023, o novo projeto de cidadania da Junta de Freguesia “A Freguesia no Parlamento”, esta primeira atividade contou com um grupo de sábios da Universidade Sénior da Associação de Moradores da Portela, acompanhados pela Tesoureira do Executivo da Junta de Freguesia, Eunice Proença e recebidos pelo Presidente da Junta de Freguesia e Deputado à Assembleia da República, Ricardo Lima.

A Assembleia da República é a casa mãe da democracia em Portugal, deste espaço emanam todas as decisões com as quais convivemos no nosso dia a dia. É, por isso, importante que os cidadãos sejam envolvidos com este lugar, com as suas salas, os seus corredores, a biblioteca e os caminhos trilhados pelos Senhores Deputados, aqueles que nos representam a todos, eleitos democraticamente.

A Freguesia de Moscavide e Portela tem a sua voz bem patente, ali representada, pelo Senhor Presidente e Senhor Deputado, Ricardo Lima. Através dele será possível visitar os espaços definidos para funções político-administrativas, bem como os espaços de visitação, de encontro e debate, será possível que o cidadão expresse as suas preocupações e manifeste as suas ideias.

Haverá disponibilidade para que se troquem opiniões e possam exprimir os seus pareceres sobre os mais diversos temas, não só os temas locais, como os temas concelhios e nacionais.

A Democracia é a receita que agrega porções de todos, só assim tem capacidade para ser global.

Pelos motivos elencados, a Freguesia no Parlamento é um projeto para as pessoas. As pessoas vão poder fazer parte deste ambiente e vão poder visitar o Parlamento, explanando aquilo que lhe apraz no fórum mais adequado para o efeito.