219 458 670 / 219 446 417 | geral@jf-moscavideportela.pt

MISSÃO AS PESSOAS PELA UCRÂNIA | MOSCAVIDE E PORTELA

INFORMAÇÃO 14.03.2022 – 19h00: (Vejam o vídeo até ao fim, porque a razão de tudo isto é também o resultado final espelhado neste vídeo)

CHEGÁMOS!!

A equipa da Junta de Freguesia chegou, daquela que podemos dizer que foi a Missão de maior relevância internacional em que participámos – talvez tenha sido a única em toda a nossa história coletiva. Certos estamos que contribuímos para a melhoria das condições de vida e de bem-estar de algumas pessoas.

Não podemos mudar o Mundo.

Mas podemos contribuir para a mudança do Mundo de alguém.

A 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma invasão militar em larga escala contra a Ucrânia. Dessa decisão insana resultou aquela que será a maior crise de refugiados alguma vez vista na Europa.

A 27 de fevereiro, o Executivo da Junta de Freguesia decidiu desenvolver uma campanha local de angariação de bens para apoiar aquele povo que foi obrigado a deixar para trás toda uma vida debaixo do bombardeio inimigo. Não olharam para trás, mas foi para onde não olharam que ficaram os seus pertences, o seu teto, a sua vida.

A 7 de março, saiu da freguesia um camião carregado com 24 toneladas da solidariedade das nossas pessoas, com ele seguiu uma viatura de apoio e dois funcionários da Junta.

A 10 de março chegavam a Medryka na Polónia com a certeza de que aqueles bens seriam entregues aos que deles precisam. E foram. A Cristiana e o Tiago desenvolveram todos os contatos possíveis para se certificarem que o destino seria o esperado.
Desses contatos desenvolvidos resultaram não uma nova Missão, mas a continuidade desta tão nobre Missão, a qual visa apoiar o povo ucraniano, de todas as formas possíveis.

A equipa da Junta de Freguesia, saiu da Polónia, integrados numa comitiva com destino a Portugal, com 58 refugiados, 3 deles fizeram o caminho connosco e foi connosco que abraçaram os seus familiares, já em território nacional. A emoção. Todas as lágrimas que vertemos, são lágrimas de alívio, por saber que estão a salvo.

Depois de recebermos a Cristiana e o Tiago, de nos sentarmos com eles à mesa, de os ouvirmos e vermos os olhos brilhantes e dizerem com convicção: íamos hoje outra vez se fosse preciso!

Isto orgulha-nos!!

Trabalhamos com pessoas grandes. Grandes de coração.

Terminada esta 1ª Fase da MISSÃO UCRÂNIA, a Uliana, o Bohdan, a Valentina e os seus gatinhos já estão em segurança, entregues aos seus familiares, ficámos com os seus contactos e partilhámos longos abraços que selam uma amizade para a vida, pelo que ela carrega.

Continuamos a Missão, através de parceiros na Polónia e em alguns países europeus, com quem falamos com regularidade e que nos estão a encaminhar refugiados para que os ajudemos no processo de acolhimento no nosso país. Assim faremos.

Estamos dispostos a ser a ponte de ligação entre aquilo que os fere e aquilo que fará sarar essa ferida. Estamos para ajudar. Estamos, também, certos de que a nossa população será recetiva e apoiará todos quantos precisem.

OBRIGADO POR TER FICADO DESSE LADO NESTA VIAGEM/MISSÃO | DIÁRIO DA VIAGEM – FIM

A transparência nestas missões de solidariedade é a base essencial da confiança, sendo a Junta de Freguesia o fiel depositário da solidariedade da nossa população, na qual estamos eternamente gratos pela confiança depositada, importa informar das várias etapas desta missão.

Esta MISSÃO AS PESSOAS PELA UCRÂNIA, visou recolher bens essenciais que agora vão ser entregues à população ucraniana deslocada numa das fronteiras entre a Polónia e a Ucrânia.

MOSCAVIDE E PORTELA UMA FREGUESIA SOLIDÁRIA

Continuamos Juntos. Primeiro as Pessoas!

UMA FREGUESIA PARA AS PESSOAS | COM AS PESSOAS | DE PESSOAS

21 views

You may also like

Page 1 of 4