TEMA: A ESCOLA VOLTOU

Caras amigas e caros amigos, a Escola Voltou!

Durante esta semana, milhares de alunos voltam à Escola. São centenas de crianças e jovens que iniciam um novo ano e novas aventuras nessa grande aventura do “Aprender”.

É com especial orgulho que tenho o privilégio de ser Presidente de uma Junta de Freguesia que mostra enorme vigor na Escola, não só pelos resultados obtidos e dos projetos concluídos, mas pela capacidade que a comunidade educativa, onde incluo naturalmente os Alunos, os Professores, os Pais e Encarregados de Educação e o Pessoal não docente das escolas – fundamentais neste sucesso – tem vindo a demonstrar para fazer uma Escola em Moscavide e na Portela cada vez mais consciente do seu papel fundamental para o sucesso desta comunidade.

Permitam-se assim destacar que este ano a Junta de Freguesia inaugurou três novas salas na sua Creche e Jardim de Infância. Recordemos que este é um projeto pioneiro no país pois foi o primeiro equipamento construído e gerido por uma Junta de Freguesia.

Este carácter pioneiro, está também presente na procura incessante de novas respostas e melhores respostas. Estas novas salas conseguem receber mais 32 crianças, dando um apoio fundamental às novas famílias que têm assim uma porta aberta para as suas necessidades.

Permitam-me ainda destacar o carácter dialogante da Câmara Municipal de Loures para a procura das melhores soluções para reabilitação e melhoria dos equipamentos escolares da freguesia. Trata-se de uma mudança significativa em que está patente a preocupação do Presidente da Câmara em trabalhar conjuntamente com a Junta de Freguesia para ativamente transformarmos o nosso parque escolar num espaço em que o sucesso letivo não se mede apenas pelos resultados nas pautas finais, mas na felicidade, conforto e ligação das nossas crianças e jovens à sua Escola.

A Escola sempre foi uma prioridade para a Junta de Freguesia e para o Executivo que Lidero. É na Escola que fazemos Comunidade e encontramos a capacidade de evoluir enquanto indivíduos e enquanto grupo. É pela Escola que fazemos crescer um País e por isso o regresso da Escola, é também o regresso do futuro e da capacidade de o construir enquanto projeto individual e coletivo.

Dar as melhores condições às nossas crianças e jovens, é permitir que os seus pais e encarregados de educação sejam também profissionais de sucesso. Garantir que a Escola é espaço de aprendizagem e crescimento e que isso só se consegue com boas condições, um corpo docente motivado e funcionários com capacidade, é traduzir na vida das pessoas as garantias de que todos precisamos para perceber que amanhã vamos continuar a fazer o futuro.

Este ano, regressamos à Escola sem os constrangimentos e limitações que uma pandemia nos obrigou durante 2 anos. O Covid ainda não desapareceu, é preciso vigilância ativa e cuidados, mas as vacinas prepararam-nos melhor para enfrentarmos esse problema e, com consciência e prudência, este ano letivo poderemos voltar sem máscaras e com a alegria que deve estar neste retorno ao lugar onde podemos e devemos ser felizes.

Por isso, de olhos nos olhos vos digo: A Escola Voltou!

E com a Escola voltam os sonhos, os sucessos, as escolhas, a exigência, o trabalho, o estudo, o grupo de amigos, a preparação, os desafios…

A Escola Voltou e com ela a Felicidade de aprender e crescer.

Ricardo Lima