23 DE MARÇO 2022 – 94.º ANIVERSÁRIO DA FREGUESIA DE MOSCAVIDE

É numa situação diferente em que somos convocados a nos distanciarmos uns dos outros que celebramos mais um aniversário da Freguesia de Moscavide.

Um contexto pandémico que nos obriga à contenção de gestos, mas que não nos enfraquece a memória destes 94 anos de história comum, de trabalho em comunidade, de lutas e conquistas partilhadas por todos.

A memória coletiva é o espaço mais importante de uma comunidade, é o local em que todos nos encontramos, em que gerações se cruzam e onde o futuro se desenha com a força e determinação de um passado feito de muitas histórias.

Ao celebrar este nonagésimo terceiro ano da criação da freguesia de Moscavide, não podemos deixar de lembrar todos quantos fizeram deste território um espaço de liberdade, de democracia, de resistência. É nesse exemplo de determinação que procuramos e encontramos a força para ultrapassar os obstáculos e constrangimentos que se nos colocam pela frente. É no orgulho que temos pelo passado coletivo que nos apresentamos ao futuro. É com todos que contamos para continuar a escrever esta história que é de todos e cada um de nós.

94 anos de idade, dão-nos a força e resistência para criar o nosso futuro

Sabemos o que nos pedem, e temos a plena consciência daquilo que são as nossas responsabilidades enquanto cidadãos. Se a solidariedade surge como elemento que nos agrega, a exigência distingue-nos. Se a capacidade de entreajuda nos identifica, a capacidade de fazer mais e acima de tudo melhor, engrandece-nos.

Moscavide não deixou de existir por uma alteração administrativa, antes ficou maior. Não é por dividir o território que ficámos mais pequenos ou temos menos valor, antes temos mais responsabilidades, mais dimensão e mais capacidade de exigir aquilo que todos nós enquanto cidadãos sabemos que temos direito.

94 anos, não são 94 dias. São páginas de uma história que não se deixou de escrever. Esta é a nossa história que queremos e vamos continuar. Este é o privilégio de trabalhar, viver ou estudar em Moscavide.

Moscavide não deixa que quem cá está apenas fique. Moscavide que todos tenhamos o direito a sermos felizes, a concretizar os nossos sonhos e projetos, que cresçamos com as melhores condições, que evoluamos com a consciência plena de que pertencemos a algo maior do que nós, sem perdermos a nossa individualidade.

Moscavide não é só a soma de pessoas, é a multiplicação de projetos individuais e coletivos e a capacidade de entreajuda, de empatia e solidariedade que criamos e reforçamos há 94 anos.

Sabemos o que fomos, mas todos os dias abrimos os horizontes para o que queremos ser. Não nos deixamos abater pelas dificuldades, vencemo-las. Porque ser Moscavide é gerar um espaço onde todos se encontram e apoiam. Ser Moscavide é conseguir que aos 94 anos de idade, ainda consigamos conservar todos os sonhos e projetos do Mundo.

Neste ano difícil, em que nos pedem para ficarmos distantes, queremos estar mais próximos que nunca, mais juntos que nunca. Juntos no sonho de que em breve possamos estar de novo nas nossas ruas, nas nossas praças, nas nossas lojas, restaurantes e pequeno comércio local.

Porque 94 anos de idade não foram fáceis de fazer, mas foram muito bons de construir.

Aos Moscavidenses, aos que aqui nasceram ou aqui chegaram, aos que partiram e aos que ficaram, aos que aqui vivem, trabalham ou estudam, Parabéns.

Estamos todos em festa

E a nossa história só agora começou!