A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela vem através do presente informar que a Câmara Municipal de Loures aceitou a executar a obra de correção dos desnivelamentos e desconformidades de cotas altimétricas na Rua Luís de Camões na Portela. Mais informamos que já foi adjudicada a elaboração do projeto final no presente mês de julho.
Este é mais um dos projetos que desenvolvemos no anterior mandato e que agora foi possível em conjunto com a Câmara Municipal de Loures garantir a execução da obra e contratualizar a elaboração do projeto final. Aproveitamos para esclarecer que a imagem do projeto aqui apresentada nesta publicação é meramente ilustrativa, no entanto, o projeto que está agora ser feito é baseado nestas imagens e no que ficou acordado nas reuniões realizadas entre a Junta de Freguesia e os residentes desta rua, no anterior mandato autárquico.
Este é também mais um dos projetos que reivindicámos e propusemos no anterior mandato autárquico de 2017-2021 à Câmara Municipal de Loures, mas que infelizmente foi também rejeitado à semelhança de muitos outros pelo anterior Executivo Municipal e que agora pelo novo Executivo da Camara Municipal de Loures foi possível avançar.
Assim se prova da justiça e mérito das propostas que durante 4 longos anos não nos cansámos de fazer.
Assim se prova que os poderes públicos quando ouvem as propostas e sugestões e não as julgam em função de posicionamentos políticos e partidários, decidem melhor, valorizam o território e, acima de tudo, garantem a qualidade de vida dos cidadãos.
Assim se prova que só se cansa de lutar quem não tem a razão do seu lado.
Trata-se de uma das primeiras intervenções solicitadas pela Junta de Freguesia à Câmara Municipal em dezembro 2017, sobre a qual elaborámos a solução final, por meios próprios e com uma muito ativa participação pública.
Esta obra visa resolver um problema de décadas, a correção dos grandes desnivelamentos de cotas que se verificam nesta rua com cerca de 300 fogos. Em alguns dos pátios verifica-se já ser impossível um carro de pequena estatura sair/entrar fazendo o trajeto de circulação normal, bem como o acesso pedonal é já feito por meio de degraus implantados nas rampas de acesso devido à sua atual inclinação.
Face ao que pretende a Junta de Freguesia melhorar os acessos de pessoas e viaturas aos edifícios, satisfazendo, assim, as exigências funcionais para os referidos acessos, reduzindo substancialmente as atuais e bastante acentuadas inclinações das rampas de acesso.
Será efetuado o reperfilamento de toda a faixa de rodagem, passeios, rampas de acesso aos edifícios e das valetas de drenagem de águas pluviais. Simultaneamente vai-se efetuar a regularização do estacionamento com o estabelecimento de uma zona 20. Os passeios laterais que atualmente já são usados como lugares de estacionamento passarão a ser lugares de estacionamento e a circulação pedonal far-se-á pela Rua como já atualmente sucede só que agora com limitação de velocidade de 20 km/h e prioridade do peão. Existirão ainda duas faixas laterais junto aos carros exclusivas para circulação pedonal.
A intervenção prevê, ainda, o reperfilamento da zona de passeios na transição da Rua Luís de Camões para a Rua dos Escritores, que incluirá, também, aplicação de passadeiras tácteis de ambos os lados.
Trata-se de uma solução pioneira a replicar periodicamente nas artérias adjacentes, resolvendo assim dois dos maiores problemas da Portela, designadamente o desordenamento do estacionamento público com implicância direta na circulação viária e pedonal, e as desconformidades altimétricas que se verificam em algumas partes dos seus arruamentos.
Continuamos a contar com o compromisso e empenho de todos, num espírito de comunidade que envolve, acolhe e trabalha em conjunto com todos os níveis da administração pública, designadamente a Câmara Municipal de Loures que, através desta nova forma de trabalho, prova estar agora ao lado das pessoas e de quem melhor conhece os seus problemas, sem as arrogâncias do passado.
Continuamos juntos a colocar as pessoas em primeiro lugar.
Porque este é, de facto, o PROJETO DAS PESSOAS
UMA FREGUESIA PARA AS PESSOAS | COM AS PESSOAS | DE PESSOAS
Continuamos Juntos. Primeiro as Pessoas!
“É certo que existe muito para fazer, mas é fazendo sempre, sem nunca baixar os braços, que os compromissos se vão cumprindo.”