CONSELHO CONSULTIVO JÚNIOR DA FREGUESIA – NOVO PROJETO | SOU O FUTURO DA FREGUESIA

No âmbito do Programa SOU O FUTURO DA FREGUESIA e no seguimento do trabalho desenvolvido com a rubrica A JUNTA VAI À ESCOLA, desenvolvemos agora o CONSELHO CONSULTIVO JÚNIOR DA FREGUESIA, o qual pretende desempenhar um papel crucial no desenvolvimento e promoção de uma gestão participativa e inclusiva.

Este órgão será composto por jovens talentosos, dinâmicos e empenhados, eleitos democraticamente nas Escolas Básicas do nosso Agrupamento, os mesmos vão ser a voz representativa de todos os seus amigos e colegas junto do órgão Executivo da Junta de Freguesia.

O principal objetivo do Conselho Consultivo Júnior da Freguesia é proporcionar uma plataforma para que os jovens expressem suas ideias, preocupações e sugestões em relação às políticas, projetos e iniciativas da autarquia.

Além disso, o Conselho Consultivo Júnior da Freguesia desempenha um papel fundamental na promoção da educação cívica entre os jovens. Ao envolver os membros em discussões sobre o funcionamento da autarquia, os processos de tomada de decisão e as questões locais, o conselho contribui para a formação de cidadãos conscientes e ativos.

Fortalecendo a ligação entre a autarquia e a comunidade jovem, mas também com a premissa de criar futuros líderes bem informados. Fomentando competências de liderança, comunicação e trabalho em equipa.

Ao participar em reuniões, apresentar propostas, e colaborar na apresentação de soluções para desafios específicos, os jovens membros têm a oportunidade de aprender sobre o funcionamento da administração local, potenciando também uma mudança positiva e jovem dentro da autarquia. Ao incentivar a participação ativa dos jovens em questões locais, a autarquia demonstra seu compromisso com a construção de uma comunidade sustentável e inclusiva, que valoriza as contribuições de todas as gerações.

“As nossas crianças são o Futuro da nossa freguesia”