Já se encontra a decorrer a obra de requalificação e correção do desnivelamento da Rua Luís de Camões na Portela, uma obra aguardada há vários anos, que é absolutamente crucial para corrigir o desnivelamento desta rua e permitir que as pessoas e as viaturas possam aceder em segurança aos parques e garagens dos respetivos lotes.
Esta obra visa resolver um problema de décadas, a correção dos grandes desnivelamentos de cotas que se verificam nesta rua com cerca de 300 fogos. Em alguns dos pátios verifica-se já ser impossível um carro de pequena estatura sair/entrar fazendo o trajeto de circulação normal, bem como o acesso pedonal é já feito por meio de degraus implantados nas rampas de acesso devido à sua atual inclinação.
Será efetuado o reperfilamento de toda a faixa de rodagem, passeios, rampas de acesso aos edifícios e das valetas de drenagem de águas pluviais. Simultaneamente vai-se efetuar a regularização do estacionamento com o estabelecimento de uma zona 20. Os passeios laterais que atualmente já são usados como lugares de estacionamento passarão a ser lugares de estacionamento e a circulação pedonal far-se-á pela Rua como já atualmente sucede só que agora com limitação de velocidade de 20 km/h e prioridade do peão e respetiva demarcação da zona de circulação de peões. Existirão, ainda duas faixas laterais junto aos carros exclusivas para circulação pedonal.
A intervenção prevê, ainda, o reperfilamento da zona de passeios na transição da Rua Luís de Camões para a Rua dos Escritores, que incluirá, também, aplicação de passadeiras tácteis de ambos os lados.
Trata-se de uma solução pioneira a replicar periodicamente nas artérias adjacentes, resolvendo assim dois dos maiores problemas da Portela, designadamente o desordenamento do estacionamento público com implicância direta na circulação viária e pedonal, e as desconformidades altimétricas que se verificam em algumas partes dos seus arruamentos. Nesse sentido, após a conclusão da obra, será feita uma monitorização do resultado desta alteração em conjunto com os residentes, para termos toda a informação necessária, de forma a programar as intervenções nas restantes artérias.
Este é mais um dos projetos que a Junta de Freguesia desenvolveu no anterior mandato autárquico, que não avançou nesse mandato porque o anterior Executivo Municipal não cumpriu com a palavra que tinha dado à Junta de Freguesia, no entanto, foi possível agora, em conjunto com o atual Executivo da Câmara Municipal de Loures, assegurando o mesmo o respetivo procedimento e financiamento, garantir a execução da obra.
A administração local, lado a lado com a população, demonstrando que a proximidade nos une, tornando-nos mais fortes! Junta de Freguesia e Câmara Municipal, lado a lado com as pessoas.
Agir. Concretizar. Fazer. Este é o trabalho contínuo que queremos continuar a desenvolver.
A cada dia a obra vai crescendo, os compromissos vão-se cumprindo e a qualidade da nossa freguesia melhorando.
“É certo que muito falta fazer, mas é fazendo sempre, sem nunca baixar os braços, que os compromissos se vão cumprindo.”
Continuamos juntos a colocar as pessoas em primeiro lugar.
Porque este é, de facto, o PROJETO DAS PESSOAS.
UMA FREGUESIA PARA AS PESSOAS | COM AS PESSOAS | DE PESSOAS
Continuamos Juntos. Primeiro as Pessoas!