REMOÇÃO DOS NINHOS E INSTALAÇÃO DE ARMADILHAS – LAGARTA DO PINHEIRO

A junta de Freguesias de Moscavide e Portela encontra-se atualmente a proceder ao controlo da processionária do pinheiro (lagarta do pinheiro), através da remoção e destruição mecânica dos ninhos de inverno existentes nos pinheiros dos espaços verdes da freguesia, bem como a da instalação de colares (armadilhas) nos pinheiros para captura das lagartas na altura da sua descida/procissão.

É importante salientar que o grau de desenvolvimento das lagartas está diretamente relacionado com as condições climatéricas existentes e que se pode verificar um aceleramento/retardamento dos estádios de desenvolvimento, se as condições forem favoráveis/desfavoráveis, tornando a eficácia do controlo da praga mais difícil.

Contudo, a alteração das condições climáticas verificadas, ausência de chuva e a existência de mais ondas de calor, têm induzido alterações no ciclo de vida desta praga, nomeadamente aceleramento do processo de desenvolvimento desta espécie, tornando o seu ciclo de vida mais imprevisível, e consequentemente dificultado a eficiência dos métodos de controlo.

No entanto pretendemos alertar para o possível surgimento de lagartas nas zonas onde existam pinheiros. Caso encontre ninhos ou alguma “procissão” desta lagarta em espaço público deve contactar a Junta de Freguesia.

Nesta altura, preventivamente, deve impedir-se o acesso de pessoas e animais de companhia aos locais onde existam pinheiros. Se vir as lagartas, não deixe que crianças ou animais lhes toquem e entre de imediato em contacto com a Junta de Freguesia.

Em caso de aparecimento de sintomas de alergia consulte de imediato o posto médico mais próximo. No caso dos animais domésticos, se notar alguma alteração, recorra de imediato ao veterinário.