MOTIVAR | FELIZ NATAL

Um dos maiores desafios dos nossos dias passa por mudar comportamentos, formas de agir ou simples gestos. Das alterações climáticas à convivência com os nossos vizinhos, da transparência à solidariedade, da alimentação aos hábitos de consumo, a sociedade pede-nos um compromisso diferente em que somos convocados a mudar.

Nenhuma mudança se faz porém sem motivação. Motivar é hoje, o elemento fundamental que opera mudança, que gera compromisso, que torna complexos objetivos em tarefas mais suaves.

Todos necessitamos de motivação, seja para o cumprimento de tarefas simples do dia-a-dia, seja para nos empenharmos nas grandes causas coletivas que, de facto, mudam o plano social e comunitário. Motivar é gerar a energia necessária para a ação, seja pela continuidade e consistência seja pela mudança.

As particularidades dos nossos dias, os desafios constantes e intensos a que estamos expostos, resultam na necessidade de que as comunidades se empenhem cada vez mais. Contrariar a indiferença ou o individualismo, passa por respostas coletivas. É nesses momentos que a motivação surge como a energia contagiante que nos torna muito mais do que a soma das partes.

Nas famílias, nas organizações cívicas, nas empresas, coletividades, clubes desportivos ou qualquer outra forma de organização, a motivação é o elo principal que impulsiona para o sucesso. Ao motivar o nosso familiar a prosseguir os estudos ou a desenvolver aquele projeto com que sempre sonhou, fazemos parte do seu sonho. Ao motivar o nosso vizinho a mudar hábitos para formas de vida mais saudáveis estamos a ser melhores pessoas.

O Natal é, naturalmente, uma época que nos incentiva a construir sentimentos mais nobres. A solidariedade é mais “simples” nesta quadra, mas seria importante que estes dias nos motivassem a, no dia 26 de dezembro, prosseguir no caminho da mudança, que o individualismo desse lugar à disponibilidade para que todos fossemos cada vez mais os motivos e os motivadores de uma sociedade cada vez mais comprometida com os valores da paz e da solidariedade, sem esquecer que a melhor forma de motivar o outro é, e será sempre, o nosso exemplo.

Feliz Natal e um 2023 fantástico.

O Presidente da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela | Ricardo Lima