Moscavide: 219 458 670 * Portela: 219 446 417 | Email: geral@jf-moscavideportela.pt
(Chamada para rede fixa nacional)

DIA DE PORTUGAL | 10 DE JUNHO

197760941_4014628851963011_6869445276773773996_n

Celebramos mais um dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Momento que nos deve unir enquanto Povo e dia em que temos a “obrigação” de festejar esta aventura que D. Afonso Henriques iniciou na batalha de S. Mamede em 1128, reconhecido em 1173, que Camões “Cantou” n’Os Lusíadas, que os nossos navegadores estenderam pelo Mundo onde as nossas comunidades emigrantes espalhadas pela Diáspora continuam a nos encher de orgulho.

Povo de conquistas e de trabalho, de comércio e de paz, de esforço e de glória. Povo de sorrisos e de afetos. Povo de mesas longas e abraços largos, nós Os Portugueses, fomos mais do que o que estávamos destinados a ser. Este orgulho que sentimos não se faz à custa dos outros, mas porque conseguimos falar com eles, não se trata de sermos melhores, mas porque reconhecemos o valor de todos.

Este 10 de junho, celebra-se mais uma vez em condições excecionais. Mas foi também excecional a resposta que soubemos dar aos desafios que uma catástrofe global nos colocou. Unidos. Determinados. Solidários. Estamos nesta pandemia como somos nos outros dias. Capazes de estender a mão a quem cai. Capaz de garantir que ninguém fica para trás. Capazes de nos inventarmos e reinventarmos.

Não somos um milagre. Somos mais de 900 anos de história. De batalhas, mas também de compromissos. De conquistas, mas também de ações humanitárias. De determinação, mas também de diplomacia e acordo.

Somos Portugal, um País de muitas cores. País de onde muitos partiram e outros tantos chegaram. Une-nos o espaço de Bragança a Vila Real de Santo António. Brincamos connosco porque nos gostamos, rimo-nos de nós porque somos de sorrisos… mas seremos sempre uma das mais bem-sucedidas histórias que se podem contar.

Somos do Mundo e o Mundo sabe quem nós somos.

Viva Portugal e vivam os Portugueses!