ESPAÇO CIDADÃO DA PORTELA | INAUGURAÇÃO

Prometemos, cumprimos!

Dando continuidade à política de proximidade, a Junta de Freguesia vai inaugurar no dia 28 de dezembro de 2020, o Espaço Cidadão da Portela. Mais serviços e maior proximidade é a lógica do Espaço Cidadão.

Este espaço visa servir melhor as pessoas, através de um atendimento descentralizado, mais rápido e abrangendo um maior número de serviços prestados pela Junta de Freguesia e Administração Central. O mesmo vai funcionar na Loja da Junta de Freguesia, localizada no Centro Comercial da Portela – PISO 1 – LOJA 66.

O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. No Espaço Cidadão tem acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.

Neste novo balcão pode, por exemplo, tratar da sua Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.

Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.

Entidades com serviços disponíveis no Espaço Cidadão

• Agência para a Modernização Administrativa
  • Autoridade para as Condições de Trabalho
  • Autoridade Tributária e Aduaneira
  • Caixa Geral de Aposentações
  • Junta de Freguesia de Moscavide e Portela
  • Direção-Geral das Atividades Económicas
  • Direção-Geral de Ensino Superior
  • Direção-Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública
  • Direção-Geral do Consumidor
  • Inspeção-Geral das Atividades Culturais
  • Instituto da Mobilidade e dos Transportes
  • Instituto da Segurança Social
  • Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana
  • Instituto do Emprego e Formação Profissional
  • Portal do Cidadão
  • Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
  • Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

Porque importa colocar as pessoas no centro das nossas ações e da nossa atenção.

Nota: O Espaço Cidadão em Moscavide, vai também abrir no início do próximo ano, localizado em frente à Igreja de Moscavide, nas instalações da antiga esquadra da PSP de Moscavide.