Telef. 219 458 670 / 219 446 417 | Email: geral@jf-moscavideportela.pt

JORGE SAMPAIO | LUTO NACIONAL

241756360_4277280639031163_2027862386453098702_n

As lutas estudantis pela Liberdade que encabeçou ainda no tempo do Estado Novo e a defesa de opositores ao regime enquanto jovem advogado, traçaram-lhe os destinos.

O facto de escolher causas, quando uma ascendência abastada naturalmente o poderia empurrar para o conforto aristocrata, definiu-lhe o carácter.

O trajeto de vida e o exemplo com que exerceu os diversos cargos, deixam de Jorge Sampaio a imagem de um homem bom e de um político que colocou à frente dos interesses pessoais e políticos, o bem-estar dos cidadãos.

Foi um amigo de Moscavide e da Portela, seja enquanto Presidente da República, mas também como Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, mas o seu percurso tocou de forma marcante gerações que se habituaram a ter em Jorge Sampaio um referencial ético e moral de enorme estatura.

Assumindo-se como político, teve na ação decidida o papel decisivo na transformação de Portugal numa Democracia consolidada e estável.

Perdemos, todos, hoje uma das figuras mais relevantes da nossa Democracia e um exemplo de como se pode fazer política, ter convicções e posições, sem recurso ao insulto, à agressividade e à lógica populista da gritaria da baixa política.

Nunca uma morte ajuda.

Mas que a sua memória, exemplo e prática, ajude a construir as pontes que tão bem sabia construir.

Hoje perdemos todos.

A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela manifesta as mais sentidas condolências à Família de Jorge Sampaio e expressa solidariedade para com o Partido Socialista.

Até sempre, Presidente!

Ricardo Lima | Presidente da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela

📷 Localização: Avenida de Moscavide