PAVIHÃO MULTIUSOS DO ORIENTE | PARA AS PESSOAS

Foram 4 anos a reivindicar para que a gestão do Pavilhão Multiusos do Oriente fosse entregue à Junta de Freguesia, onde sempre devia ter estado.

Importa relembrar a razão da construção deste equipamento. Este equipamento foi uma reivindicação e uma exigência da antiga Junta de Freguesia de Moscavide, no âmbito do processo de licenciamento do condomínio do Oriente, em meados do ano de 2006. Que após vários meses de negociação com a Câmara Municipal de Loures, conseguiu que a mesma viesse a exigir ao urbanizador a construção do Pavilhão Multiusos do Oriente no âmbito das contrapartidas previstas legalmente.

Todo o modelo de gestão e as especificidades do Pavilhão Multiusos do Oriente, foram definidas pela antiga Junta de Freguesia de Moscavide, em parceria com a Câmara Municipal de Loures, desde logo que a gestão do presente equipamento ficaria a cargo da Junta de Freguesia. Tanto assim foi, que a antiga Junta de Freguesia de Moscavide, passou a fazer o acompanhamento de todo o processo da construção do Pavilhão. Infelizmente, no início do ano de 2017 o Pavilhão Multiusos do Oriente ficou concluído e com a mudança do Executivo Municipal em finais de 2013, o compromisso assumido anteriormente, não foi cumprido.

Na génese da construção deste equipamento, esteve a necessidade de existir na Vila de Moscavide, um equipamento multiusos, para a realização de eventos e atividades artísticas, de espetáculos diversos, desportivas, culturais e recreativas, de maior dimensão, em recinto fechado. Para além disso, ter ainda um equipamento aberto à população residente para a prática desportiva informal.

Infelizmente desde 2017, ano em que o Pavilhão foi inaugurado, o mesmo não cumpriu a missão para o qual foi idealizado e construído.

Quando o atual Executivo da Junta de Freguesia iniciou funções, em novembro de 2017, solicitámos de imediato à Câmara Municipal de Loures, que nos devolvesse a gestão do Pavilhão Multiusos do Oriente. Sim, devolver. Porque, este equipamento, só foi construído pelas razões que já referimos e sempre na condição de ser entregue após a conclusão do mesmo à Junta de Freguesia.

Esta foi mais uma das nossas lutas durante os 4 anos do anterior mandato autárquico e que agora pelo novo Executivo da Camara Municipal de Loures, foi possível repor a justiça e devolver a quem de direito o que nunca deveria ter sido desviado.

Foi devolvida à Junta de Freguesia a gestão deste equipamento em julho de 2022, no âmbito dos contratos interadministrativos. No entanto, visto o mesmo ter sido necessário para instalar o Centro de Vacinação da Covid19, só agora vamos conseguir iniciar a gestão do mesmo.

Este é mais um compromisso que assumimos e que cumprimos: A gestão do Pavilhão Multiusos do Oriente ser devolvida à Junta de Freguesia.

Importa por isso dizer, que iremos também cumprir com o que sempre prometemos nas eleições autárquicas de 2017 e 2021, em relação ao modelo de gestão deste equipamento. O modelo será o que esteve na génese da construção do mesmo, visto as necessidades em 2023 serem ainda as mesmas que tínhamos em 2006 quando foi idealizado o modelo de gestão e funcionamento do Pavilhão Multiusos do Oriente.