PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INTEGRAÇÃO DE CIDADÃOS ESTRANGEIROS | EDUCAÇÃO

Pelas características inerentes à localização geográfica da nossa freguesia que sustentam o acesso privilegiado a vários meios de transporte, assim como pela posição fronteiriça e acesso rápido a vários eixos rodoviários, transforma a nossa freguesia numa localidade de procura intensa para estabelecer família por parte de cidadãos estrangeiros.

E como é nosso apanágio, somos pelas pessoas, se as pessoas optaram e integram a nossa comunidade, desde que cumpridas as regras de naturalização, fazemos questão de as acolher de forma justa e rigorosa, fazendo-as sentir parte da nossa comunidade.

Por diversos motivos e devido a multiculturalidade existente na comunidade, tem sido nas escolas que mais se tem notado uma dificuldade, sobretudo no que respeita à comunicação com as famílias. Este é um problema que temos, em parceria, com a Direção do Agrupamento de Escolas, sinalizado e sobre o qual pretendemos trabalhar de forma concertada e multidisciplinar.

Quando a Escola Básica n.°1 Dr. Catela Gomes, nos apresentou os dados, indicando que temos 70 alunos estrangeiros naquela escola, dos quais 32 não falam português, decidimos imediatamente que o apoio na aquisição de material específico para o ensino do Português Língua Não Materna (PLNM), era urgente.

Sabemos o quão difícil é para as professoras lidar com a realidade dos seus alunos não entenderem uma palavra do que elas expressam, mas sabemos, mais ainda, o quão difícil e aterrador será para estas crianças com idades entre os 6 e os 10 anos, chegarem a um país que não conhecem, para uma casa que nunca viram, integrarem uma cultura que desconhecem e entrarem numa sala de aula, em que nem um afia lápis conseguem pedir.

Não podemos aceitar!

Por esse motivo, apoiámos a aquisição de livros de Português de Língua Não Materna, os quais estão preparados para, de forma lúdica, apelativa, colorida, bonita e feliz, ensinar estas crianças a pedir o afia lápis, a jogar à bola ou ao berlinde, a levar recados para casa e a poderem fazer amigos.