PROJETO-PILOTO DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA DAS PISCINAS DA PORTELA

Estamos a executar a instalação de tanques no âmbito do projeto-piloto para a reutilização da água das Piscinas Municipais da Portela, com o objetivo de evitar o desperdício.

Este projeto é uma parceria entre o Câmara Municipal de Loures, a empresa municipal GesLoures e a Junta de Freguesia de Moscavide e Portela.

Este projeto conta também com o envolvimento do IMVF, no âmbito do projeto People and Planet.

A água recuperada das piscinas será utilizada para a rega de toda a área ajardinada no perímetro circundante às Piscinas Municipais da Portela, bem como para o abastecimento de veículos para lavagens de ruas e regas manuais (e outros usos não potáveis) pelas Juntas de Freguesia. Este projeto permitirá, assim, a reutilização de cerca de 20m3 de água rejeitada, o equivalente a 80 mil copos de água, 4 mil descargas de autoclismo ou 800 duches de 5 minutos, constituindo uma boa prática de gestão, designadamente para fazer face ao aumento da frequência e intensidade de períodos de secas e de escassez de água.

Este projeto-piloto será inaugurado no dia 5 de junho no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente.