Moscavide: *219 458 670 / Portela: *219 446 417 | Email: geral@jf-moscavideportela.pt
*(Chamada para rede fixa nacional)

REQUALIFICAÇÃO E CORREÇÃO DOS DESNIVELAMENTOS E DESCONFORMIDADES DE COTAS ALTIMÉTRICAS NA RUA LUÍS DE CAMÕES NA PORTELA

Já se encontra a decorrer a obra de requalificação e correção do desnivelamento da Rua Luís de Camões na Portela, uma obra aguardada há vários anos, que é absolutamente crucial para corrigir o desnivelamento desta rua e permitir que as pessoas e as viaturas possam aceder em segurança aos parques e garagens dos respetivos lotes.

Esta obra visa resolver um problema de décadas, a correção dos grandes desnivelamentos de cotas que se verificam nesta rua com cerca de 300 fogos. Em alguns dos pátios verifica-se já ser impossível um carro de pequena estatura sair/entrar fazendo o trajeto de circulação normal, bem como o acesso pedonal é já feito por meio de degraus implantados nas rampas de acesso devido à sua atual inclinação.

Será efetuado o reperfilamento de toda a faixa de rodagem, passeios, rampas de acesso aos edifícios e das valetas de drenagem de águas pluviais. Simultaneamente vai-se efetuar a regularização do estacionamento com o estabelecimento de uma zona 20. Os passeios laterais que atualmente já são usados como lugares de estacionamento passarão a ser lugares de estacionamento e a circulação pedonal far-se-á pela Rua como já atualmente sucede só que agora com limitação de velocidade de 20 km/h e prioridade do peão e respetiva demarcação da zona de circulação de peões. Existirão, ainda duas faixas laterais junto aos carros exclusivas para circulação pedonal.

A intervenção prevê, ainda, o reperfilamento da zona de passeios na transição da Rua Luís de Camões para a Rua dos Escritores, que incluirá, também, aplicação de passadeiras tácteis de ambos os lados.

Trata-se de uma solução pioneira a replicar periodicamente nas artérias adjacentes, resolvendo assim dois dos maiores problemas da Portela, designadamente o desordenamento do estacionamento público com implicância direta na circulação viária e pedonal, e as desconformidades altimétricas que se verificam em algumas partes dos seus arruamentos. Nesse sentido, após a conclusão da obra, será feita uma monitorização do resultado desta alteração em conjunto com os residentes, para termos toda a informação necessária, de forma a programar as intervenções nas restantes artérias.

Este é mais um dos projetos que a Junta de Freguesia desenvolveu no anterior mandato autárquico, que não avançou nesse mandato porque o anterior Executivo Municipal não cumpriu com a palavra que tinha dado à Junta de Freguesia, no entanto, foi possível agora, com o atual Executivo da Câmara Municipal de Loures, assegurando o mesmo o respetivo procedimento e financiamento, garantir a execução da obra.

A administração local, lado a lado com a população, demonstrando que a proximidade nos une, tornando-nos mais fortes! Junta de Freguesia e Câmara Municipal, lado a lado com as pessoas.

Agir. Concretizar. Fazer. Este é o trabalho contínuo que queremos continuar a desenvolver.

A cada dia a obra vai crescendo, os compromissos vão-se cumprindo e a qualidade da nossa freguesia melhorando.

“É certo que muito falta fazer, mas é fazendo sempre, sem nunca baixar os braços, que os compromissos se vão cumprindo.”

Continuamos juntos a colocar as pessoas em primeiro lugar.

Porque este é, de facto, o PROJETO DAS PESSOAS.