Telef. 219 458 670 / 219 446 417 | Email: geral@jf-moscavideportela.pt

INICIAÇÃO AO XADREZ E XEQUE-MATE

No âmbito do PEAS – Programa de Envelhecimento Ativo e Saudável da Junta de Freguesia e porque o mesmo visa uma contribuição positiva para os nossos jovens idosos se sentirem incluídos, participativos e úteis para a sociedade, implementamos agora uma nova atividade: INICIAÇÃO AO XADREZ E XEQUE-MATE.

O XADREZ, pode ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte. A única exceção é o sorteio das cores no início do jogo, já que as brancas sempre fazem o primeiro movimento, tendo assim uma pequena vantagem por isso.

A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras intercaladas, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é derrubar o rei adversário, a jogada final chamada de “xeque-mate” (também chamado simplesmente de mate). Teóricos do enxadrismo desenvolveram várias estratégias para se atingir este objetivo, embora não seja um fato muito comum em jogos oficiais, pois os jogadores em grande desvantagem ou percepção de iminência da derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate.

Esta nova atividade, como outras, visa o combate ao sedentarismo, ao isolamento e a outros problemas provocados pela idade e pela solidão. A prática desportiva regular ajuda a combater alguns destes problemas, promovendo ainda relações de amizade e laços entre os participantes.

Início no dia 11 de Janeiro de 2024

  • Acontece às quartas-feiras das 14h00 às 16h00;
  • E decorre no Centro de Dia Social e Comunitário da Junta deFreguesia de Moscavide e Portela
  • Requisito: ter o jogo de Xadrez

Informações e Inscrições: Atendimentos da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela

“Porque a vida não acaba quando nos reformamos”

Continuamos Juntos. Primeiro as Pessoas!

UMA FREGUESIA PARA AS PESSOAS | COM AS PESSOAS | DE PESSOAS