Moscavide: *219 458 670 / Portela: *219 446 417 | Email: geral@jf-moscavideportela.pt
*(Chamada para rede fixa nacional)

50º COMEMORAÇÕES – 25 DE ABRIL DE 1974

🎞 Vídeo de testemunhos intergeracional: Memórias do 25 de Abril
A Junta de Freguesia teve o privilégio de produzir este emocionante vídeo que captou as vozes e experiências de diferentes gerações em relação ao dia 25 de Abril. Neste vídeo, não só temos oportunidade de assistir a testemunhos tocantes daqueles que viveram esse momento histórico, mas também foi possível incluir perspetivas de jovens e crianças que, embora não tenham vivido diretamente os eventos ocorridos, reconhecem sua importância como um marco na história de Portugal.
Os testemunhos dos que viveram o 25 de Abril foram comoventes e cheios de detalhes vívidos, transportando-nos de volta à atmosfera daquele dia. Ouvir as memórias das pessoas que participaram, de longe ou mais de perto, naquele dia, que enfrentaram o medo e a incerteza, mas que também foram inundadas pela esperança e pelo sentimento de liberdade, foi verdadeiramente inspirador. Estas histórias são uma lembrança do poder do povo.
Além disso, é fascinante ouvir as reflexões dos jovens e crianças sobre o significado do 25 de Abril nas suas vidas. Embora não tenham vivido os eventos em primeira mão, reconhecem a importância da revolução e entendem como ela moldou o país em que vivem hoje. As palavras mais jovens demonstraram uma profunda apreciação pela liberdade e pelos direitos que muitas vezes são dados como garantidos, mas que foram conquistados com grande sacrifício.
Esta produção inclui, também, discursos políticos, do Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia, Constantino Teixeira, da Senhora Presidente da Assembleia Municipal de Loures, Susana Amador, do Senhor Presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Lima e do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, ilustres autarcas a quem muito agradecemos a disponibilidade pela participação. Todos destacaram a importância contínua de preservar os valores democráticos e de lutar contra qualquer forma de opressão ou injustiça. Esses discursos lembraram-nos que a luta pela liberdade e pela igualdade é contínua e que todos têm um papel a desempenhar na defesa desses princípios fundamentais.
Em suma, este vídeo é uma importante lembrança para a celebração da memória do 25 de Abril, unindo diferentes gerações em torno de um evento que continua a ecoar e a inspirar.
4 views