Abertura do comercio local da Portela, localizado no C.Com. da Portela

A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela acompanha e apoia a intenção manifestada para a abertura do Centro Comercial da Portela.

Recorde-se que em abril de 2020, aquando da 1ª fase do desconfinamento após a 1ª vaga da pandemia registada em Portugal, a Junta de Freguesia de Moscavide e Portela e a Câmara Municipal de Loures assumiram um papel de protagonismo nesta matéria, desenvolvendo esforços junto das autoridades competentes para que a reabertura deste espaço comercial fosse realizada ao mesmo tempo que o comercio tradicional de rua.

Apelámos então para a circunstância de que o Centro Comercial da Portela é em tudo semelhante ao comércio tradicional de rua, com a diferença de se situar num espaço coberto.

Esta diferença é particularmente significativa face aos centros comerciais mais usuais, onde impera uma enorme concentração de lojas e de visitantes, com espaços de grande densificação de pessoas, traduz a necessidade de entender o Centro Comercial da Portela numa lógica diferenciada.

À época foi-nos reconhecida razão, tendo o Centro Comercial da Portela reaberto ao público em momento idêntico ao restante comércio de rua.

É isso que pretendemos também desta vez.

Disto já demos conta às autoridades de saúde do concelho de Loures, entidade com competências para a decisão nesta matéria, bem como foi solicitado novamente o apoio da Câmara Municipal de Loures.

Relembrámos e justificámos este nosso pedido não só nos elementos do passado recente, mas também no exemplar trabalho desenvolvido pelos lojistas deste espaço comercial na criação de condições para uma utilização segura do Centro Comercial, com respeito total pelas boas normas de segurança e de saúde pública que nos garantiu uma experiência de sucesso em termos de riscos de contágio naquele espaço comercial.

Sublinhámos ainda que a manutenção de encerramento deste espaço comercial representará graves perdas para os comerciantes que ali exercem a sua atividade.
Manifestámos à Autoridade de Saúde a total disponibilidade e compromisso para desenvolver os planos, circuitos, regras e determinações de segurança necessários para uma utilização segura daquele espaço, estando a Junta de Freguesia convicta de que a abertura deste Centro Comercial não representará um risco acrescido, conforme já o demonstrámos no passado e com o empenho de todos.

Este é o nosso compromisso. Estar e fazer o que for preciso.

Vamos Juntos. Primeiro as Pessoas!