219 458 670 / 219 446 417 | geral@jf-moscavideportela.pt

ENTREVISTA

Nome: Ricardo Alexandre da Silva Bastos

Funções: Secretário do Executivo da Junta de Freguesia

Idade: 46

Filhos: Dois – a Margarida, com 15 anos e o Rodrigo com 12 anos.

“…”

🎙Faça-nos uma breve descrição das funções na Junta de Freguesia de Moscavide e Portela?

Sou o Secretário do Executivo da Junta de Freguesia, com responsabilidades a nível da Ocupação de Via Pública e Publicidade; Serviços de Fiscalização, de Urbanismo, de Mobilidade e Transportes e de Recenseamento Eleitoral. Recentemente fui incumbindo das funções de coordenação do Gabinete de Apoio ao Arrendamento.

🎙Como surgiu o seu envolvimento na atividade autárquica?

Há 18 anos fui convidado pelo Partido Socialista a pertencer às listas nas eleições autárquicas como candidato à Assembleia de Freguesia de Moscavide, tendo sido eleito a 16 de dezembro de 2001. Por viver em Moscavide, na altura, e porque sempre achei que, como cidadãos, devemos intervir e dar parte do nosso tempo à comunidade, ora no associativismo, ora em funções autárquicas, tenho mantido uma atividade consistente na minha comunidade.

🎙Quais as dificuldades que encontra em conciliar a sua vida pessoal, profissional e familiar com a atividade autárquica?

Conciliar os horários das várias atividades que, muitas vezes, se sobrepõem. Tento agendar com prazos alargados os compromissos em agenda, de forma a poder ter tempo para as três atividades, o que nem sempre é possível. É exigente, mas compensador quando conseguimos alcançar os objetivos

🎙Fale-nos um pouco do seu dia a dia?

Como Arquiteto, normalmente dedico as minhas manhãs à atividade profissional, deixando para o final da tarde, quando possível, as minhas funções autárquicas. À noite, por norma dedico à minha família, bem como os fins de semana, com exceção de alguns compromissos autárquicos quando os mesmos assim exigem.

🎙Quais as principais dificuldades que encontrou quando assumiu funções?

Como referi, já exerci funções autárquicas anteriormente, nomeadamente pertencendo ao órgão executivo da Junta de Freguesia de Moscavide como Vogal no mandato 2009 – 2013. A principal dificuldade agora, foi a difícil situação financeira que encontrámos. Não havia dinheiro para o normal funcionamento da Junta. Outra situação difícil foi o desmantelamento dos serviços que existiam e a desorganização dos vários sectores existentes na Junta. Houve no mandato anterior um alarmante desinvestimento na Junta, nos equipamentos e nos serviços com sequelas de que ainda hoje não recuperámos.

🎙O que o/a motiva nestas funções?

Resolver os problemas da nossa comunidade. A liberdade, a igualdade e a fraternidade são o meu mote para com ânimo, entusiasmo e perseverança. Tentar encontrar, em conjunto com os meus colegas do executivo e, claro, os funcionários e colaboradores da Junta, as soluções para melhorar a qualidade de vida dos residentes e dos utilizadores da nossa Freguesia.

🎙Qual o projeto que gostaria mais de ver concretizado neste mandato?

Na verdade, não é só um projeto, mas sim um conjunto de projetos. Gostaria de ver as nossas promessas eleitorais a serem, todas elas, concretizadas.

🎙Se pudesse mudar algo que não está nas suas mãos nem ao alcance da Junta de Freguesia, o que mudaria?

Melhorar os transportes públicos, nomeadamente com a extensão do metropolitano à Portela e a construção de parques de estacionamento gratuitos e, de preferência, subterrâneos em Moscavide para resolver o problema de estacionamento dentro da Vila. Investiria no nosso parque escolar, nomeadamente com o melhoramento das condições dos edifícios da EB 2,3 Gaspar Correia e da Escola Secundária da Portela.

🎙Qual a experiência mais enriquecedora que viveu até hoje no desempenho das suas funções?

É difícil destacar um só momento, pois a experiência enriquecedora é constante, com a resolução de problemas e na supressão de obstáculos de forma a melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade.

🎙Se lhe pedisse para definir numa frase o pertencer a este executivo da Junta de Freguesia, qual seria?

Primeiro as Pessoas – é essa a razão que me motiva, com ânimo, entusiasmo e perseverança, para encontrar em conjunto com os meus colegas do executivo as soluções para cumprir o programa eleitoral.

🎙Que mensagem gostaria de deixar a todos os Fregueses de Moscavide e da Portela?

Que podem contar com o Executivo da Junta e nomeadamente o Secretário do Executivo para trabalhar em prol da comunidade, de forma a que a mesma seja melhor, tenha mais qualidade de vida e seja um lugar em que todos gostem de viver e de estar – Vamos Juntos!

“…”

Vamos Juntos. Primeiro as Pessoas!