Nome: Maria Alexandra Felgueiras Valido Ferreira

Idade: 53

Filhos: Um filho com 24 anos

“…”

🎙 Há quanto tempo trabalha na Junta de Freguesia e quais as Funções?

Iniciei funções na Junta de Freguesia da Portela em fevereiro de 1993 na área do atendimento ao público e posteriormente fiquei mais ligada ao secretariado do executivo.

🎙 Descreva-nos as suas tarefas quotidianas na Junta de Freguesia?

Presentemente estou afeta à área dos Licenciamentos de Publicidade e Ocupação da Via Pública, Mercado de Moscavide e Património.

🎙 Fale-nos um pouco do seu dia-a-dia?

O meu dia inicia às 9h00 horas e nessa altura tento colocar o meu trabalho em dia, conciliando as áreas a que estou afeta. Quando é necessário encontro-me em serviço exterior, deslocando-me ao comércio, geralmente para cobranças, e fazendo, regularmente, uma vistoria ao Mercado, terminando o dia de trabalho por volta das 17h00 para fazer tarefas em casa ou quando se proporciona sair com amigos ou família.

🎙 O que o/a motiva mais neste trabalho?

A minha motivação é tentar, diariamente, fazer e aprender mais para poder dar uma boa imagem da Junta de Freguesia junto da população.

🎙 Sente-se realizado/a profissionalmente?

Não posso dizer que me sinto realizada, porque a vida nem sempre nos proporciona o que mais gostamos de fazer. Sentir-me-ia realizada se estivesse habilitada a trabalhar como Assistente Social. No entanto, posso dizer que gosto do que faço porque não é um trabalho monótono, é muito variado e entusiasmante.

🎙 Qual a experiência mais gostou até hoje no seu trabalho?

Não tenho uma única experiência boa, mas sim várias, nomeadamente o estar frequentemente a lidar com a população e poder ajudar idosos que se encontram sozinhos, a lidarem com diversas questões burocráticas.

A experiência, também, de ter encontrado ao longo dos anos, alguns colegas que considero serem profissionais e humanos, e ao trabalharmos em equipa, os resultados serem notoriamente mais positivos.

🎙 Se pudesse mudar algo na freguesia, o que mudaria?

Se pudesse criava mais projetos de equipamentos para os seniores que se encontram sozinhos, sem família, doentes e sem recursos, mas como não posso ficará para quem tem esse poder. Por enquanto, a freguesia está no bom caminho.

🎙 Como é ser funcionário de uma Junta de Freguesia?

É ter a preocupação diária de trabalhar com responsabilidade e empenho na tentativa de melhorar a qualidade de vida da população.

🎙 Que mensagem gostaria de deixar a todos os Fregueses de Moscavide e da Portela?

Uma mensagem otimista de coragem e esperança para um futuro que deve ser vivido com o melhor de nós para realçar o melhor dos outros.

“…”

Vamos Juntos. Primeiro as Pessoas!