INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES PARA A VALÊNCIA DE BERÇÁRIO DA CRECHE E JI DA JUNTA DE FREGUESIA

✅️ Prometido – FEITO

Realizou-se no dia 02 de setembro de 2022, a inauguração das novas instalações para a valência de berçário, no âmbito do alargamento da Creche e JI da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela.

A cerimónia contou com a presença de todo o Executivo da Junta de Freguesia, Ricardo Lima, Eunice Proença, Ricardo Bastos, Tiago Batista e Carmen Ribeiro, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, da Sra. Vice-presidente da Câmara Municipal, Sónia Paixão e da Sra. Vereadora, Paula Magalhães. Nesta cerimónia estiveram ainda vários representantes dos Rotary Clube da Portela, de outros clubes de Rotary e da Rotary Foundation, assim, como todos os empresários e comerciantes que apoiaram na construção deste equipamento.

“O Futuro na Idade Certa” é o projeto educativo que a Junta de Freguesia de Moscavide e Portela oferece à sua comunidade, para a primeira infância. Esta oferta educativa era inicialmente composta pelas valências de Creche e de Jardim de Infância, sendo sentida, pela comunidade e pela autarquia, a necessidade de dar resposta também a bebés.

Certa desta necessidade, a Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, em 2020, lança ao Rotary Clube da Portela o desafio de realizar, conjuntamente o financiamento, de um projeto educativo e comunitário na Valência de Berçário, com oferta de vagas para crianças entre os 4 e os 12 meses, auxiliando as famílias no seu retorno à vida profissional e no apoio à parentalidade. A Câmara Municipal foi, igualmente, um interveniente fundamental neste projeto.

Inicia-se em 2021 o projeto de edificação desta nova ala, estando a obra concluída em Maio de 2022 e o projeto final (com todos os equipamentos e demais materiais) em agosto de 2022.

Este projeto que a comunidade reconheceu como essencial e imprescindível para o bem-estar das crianças e das suas famílias no programa eleitoral apresentado pelo atual executivo em 2017, é também um exemplo de como a comunidade, através de uma cidadania ativa e no âmbito da responsabilidade social consegue materializar sonhos e promover riqueza social e bem-estar – a união de entidades públicas, nomeadamente a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal e entidades privadas contribuiu para que fossem conseguidos os fundos necessários à construção deste equipamento educativo (investimento total superior a € 140.000,00) – foram construídas duas salas de berçário e uma de aquisição de marcha, apoiando 30 crianças e respetivas famílias.

A valência de Berçário, apresenta a qualidade e a modernidade de uma instituição escolar de excelência que crianças e famílias merecessem, onde podem crescer, conviver e aprender nos primeiros meses da sua vida, garantindo que o espaço as acolhe e envolve com conforto e em segurança, como se estivessem num ambiente familiar.

Uma freguesia que se compromete com um novo modelo de apoio à família.

Estimular a instalação de jovens famílias na freguesia passa por criar condições para a disponibilização dos serviços necessários a uma qualidade de vida efetiva. Neste quadro é importante que a oferta de espaços de apoio à família sejam uma realidade não só no aumento de vagas, bem como na diversificação de oferta.

Este é um sinal evidente quanto à nossa visão para o futuro da freguesia e que passa pela renovação intergeracional que equilibre a pirâmide etária presente e combata o envelhecimento da população.

Esta é a nossa missão e a nossa forma de ter um papel ativo e interveniente na definição de políticas que promovam a natalidade e garantam o apoio às famílias. E apesar de não termos essa competência legal, teremos sempre essa competência moral!

Uma nota final, como referido na intervenção do Presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Lima, por melhor que seja as nossas instalações, nada substitui o principal fator para o sucesso deste equipamento: as Pessoas que nele trabalham. As educadoras, auxiliares e todos os nossos trabalhadores e colaboradores que diariamente trabalham para o sucesso deste serviço.

UMA FREGUESIA PARA AS PESSOAS | DE PESSOAS | COM AS PESSOAS