MISSÃO AS PESSOAS PELA UCRÂNIA | MOSCAVIDE E PORTELA

INFORMAÇÃO 11.03.2022 – 21h00:

A Missão Humanitária da Junta de Freguesia fez hoje a sua “inversão de marcha” rumo a Portugal. Não regressamos sós.

A noite da nossa equipa foi passada no Centro de Logística de Medryka, Polónia, dentro do carro, com temperaturas negativas acentuadas, inferiores a -10ºC (negativos), pois não há num raio de 200 km nenhum local que permita o alojamento.

Obrigado Tiago e Cristiana, pelo espírito de missão, de sacrifício, de humanidade.
As 24 toneladas de bens doados pela nossa população, foi esta manhã descarregado, com a ajuda de inúmeros voluntários, sob a supervisão do exército polaco.

Certificámo-nos que:

• os bens de roupa seguiram diretamente para a Ucrânia;
  • os bens alimentares, de saúde e de bem-estar, foram organizados para distribuição para os vários centros de refugiados sediados ao longo da fronteira. Foram distribuídos de acordo com as necessidades conhecidas pelas forças militares locais;

É com enorme orgulho que dizemos, com toda a transparência, que cada uma das nossas embalagens, carregadas com tantos bens entregues por tantas dezenas de pessoas, foi encaminhada e direcionada para aqueles que precisam e para quem temos estado a trabalhar ao longo das últimas duas semanas.

A equipa da Junta de Freguesia deslocou-se com a equipa de voluntários a um Centro de Refugiados a cerca de 40km do de Medryka para reconhecimento do espaço e dos refugiados ali instalados. Foi neste Centro de Refugiados que a equipa da Junta de Freguesia se uniu a uma comitiva portuguesa, a qual vai trazer vários refugiados para o nosso território. Na viatura da Junta de Freguesia fazem a viagem:

🤍 ULIANA SNIEHIRGOVA
🤍 BOHDAN (filho de Uliana)
🤍 VALENTINA LENINSKA
🐱 🐱 2 GATOS (pertença da Valentina)

Na comitiva que segue para Portugal, segue ainda um autocarro de 55 lugares. Pelo que, levamos alguns refugiados, os quais deixam para trás, a sua casa, os seus pertences de uma vida, uma história. Carregam a tristeza no rosto, cientes que caminham no sentido da calma e tranquilidade do nosso país.

Importa dizer que esta manhã, a equipa da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela tentou falar com bastantes pessoas, quer sejam portugueses voluntários, de outras entidades públicas, algumas privadas, também de outras nacionalidades, com o intuito de fazermos um diagnóstico o mais fidedigno possível das necessidades. São necessárias pessoas para ajudar! Voluntários. Uma organização mais concertada e mais eficaz.

Neste momento, a nossa equipa acabou de recolher 14 refugiados em Cracóvia, cumprindo assim o limite do autocarro e perfazendo um total de 58 refugiados a caminho de Portugal, viagem que agora iniciámos. Sendo que parte destas famílias vai ser alojada, com o apoio da Proteção Civil de Lisboa no Hotel Pestana, cujos quartos foram gentilmente cedidos por esta unidade hoteleira. A solidariedade é transversal a todos.

Mas deixamos uma certeza, a informação que agora possuímos permite-nos afirmar que estas pessoas precisam ainda de muita ajuda e que por isso, sabemos agora quais as reais necessidades, nesse sentido, vamos começar já a trabalhar ao nível de outras respostas junto de outras entidades públicas e organizações não governamentais para que a organização e a logística destes Centros de Refugiados, assim, como o respetivo encaminhamento e acompanhamento destas pessoas sejam urgentemente reforçado e melhorado. Não somos de ficar de braços cruzados quando em causa estão PESSOAS!

FIQUE DESSE LADO E ENTRE NESTA VIAGEM/MISSÃO CONNOSCO | DIÁRIO DA VIAGEM

A transparência nestas missões de solidariedade é a base essencial da confiança, sendo a Junta de Freguesia o fiel depositário da solidariedade da nossa população, na qual estamos eternamente gratos pela confiança depositada, importa informar das várias etapas desta missão.

Esta MISSÃO AS PESSOAS PELA UCRÂNIA, visou recolher bens essenciais que agora vão ser entregues à população ucraniana deslocada numa das fronteiras entre a Polónia e a Ucrânia.

MOSCAVIDE E PORTELA UMA FREGUESIA SOLIDÁRIA