04 DE OUTUBRO 2020 – 35.º ANIVERSÁRIO DA FREGUESIA DA PORTELA

As freguesias são a base de um sistema democrático que se apoia nas ambições dos cidadãos para evoluir. Uma freguesia é, por isso, e pelo papel que desempenham na vida das pessoas, o elemento essencial de um modelo de organização do estado.

Reconhecer a sua importância passa por conferir relevância a uma entidade que escuta as pessoas, intervém diretamente no problema quotidiano das pessoas e, grande parte das vezes, é a primeira porta em que se bate quando existem problemas.

Mais do que a dimensão, importa assim considerar o serviço e o papel que as Freguesias representam na vida das pessoas.

A agregação das freguesias de Moscavide e Portela, não quebrou e não quebrará esse laço forte que se estabelece entre eleitos, funcionários e colaboradores e todos quantos dizemos bom dia e conhecemos pelo nome.

A freguesia da Portela faz hoje 35 anos, a idade suficiente para olhar em volta e perceber que assistiu a muitas transformações. Viu partir e chegar muitas pessoas. Viu crescer e evoluir milhares de cidadãos.

Não é uma reforma administrativa que lhe retirará memória. A memória coletiva é um património que nenhum diploma legal conseguirá apagar.

Esta freguesia que alguns tentaram apagar celebra, hoje, 35 anos da mesma forma que no próximo ano celebrará 36 anos e continuará a perdurar na memória de todos quantos fizeram dela um pedaço de história comum. A freguesia da Portela continuará na memória presente de todos quantos sabem que enquanto se disser o seu nome e se entender o seu exemplo, continuará a existir Portela.

Assim, parabéns à freguesia da Portela nesta data querida e que continue por muitos e bons anos no lugar que merece: No centro das nossas vidas!